top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Catálogo Juventudes e Tecnologias Digitais

Atualizado: 7 de jul.



Este trabalho defendido no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) por Francisco Airton Garrido, com orientação de Viviane Toraci, apresenta um modelo de material pedagógico no formato de catálogo para auxiliar professores do ensino médio a trabalharem conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais nos dias atuais a partir das contribuições trazidas pelos estudos e pesquisas do campo das Ciências Sociais, buscando aplicabilidade em sala de aula da competência geral “Cultura Digital” presente na Base Nacional Comum Curricular, a qual enfatiza a importância da reflexão, da criticidade e da utilização ética das tecnologias digitais.


O objetivo deste recurso é aproximar os atuais conhecimentos desenvolvidos no âmbito acadêmico acerca das mudanças sociais provocadas pelas tecnologias digitais e os professores, que em sua prática docente sentem a necessidade em abordar de forma cientificamente embasada as relações entre Juventudes e Tecnologias Digitais. Para isso, trazemos reflexões a partir de referenciais teóricos, considerando as mútuas influências e as novas sociabilidades, abordando temas como plataformização digital, capitalismo de vigilância, performatividade, cultura do cancelamento, cyberbullying e desinformação. O catálogo reúne uma curadoria de textos, vídeos, imagens e áudios para uso em sala de aula.


Como objetivos específicos, este trabalho buscou: I.Compreender como a bibliografia sociológica disponível sobre o tema “Juventudes e Tecnologias Digitais” revela o desenvolvimento desse fenômeno social e como a Base Nacional Comum Curricular aborda a necessidade de desenvolver em sala de aula o uso crítico, reflexivo e ético dentro do novo espaço de relações sociais em formato digital; II. Discutir o papel da escola dentro de uma conjuntura na qual as juventudes estão cada vez mais imersas na tecnologia digital; III. Auxiliar a transposição didática de temas e conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais com a produção de um catálogo de referências.


O material didático pode contribuir de forma significativa para auxiliar teoricamente os professores em sala de aula na abordarem de assuntos relacionados as Juventudes e Tecnologias Digitais, assim como incentivar seus alunos a desenvolver uma consciência crítica, reflexiva e ética dentro do espaço digital.


O relatório completo do trabalho de conclusão de curso de Francisco Garrido está disponível na sessão materiais.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page