top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Guia didático Incubadoras de Projetos Sociais



Um Guia Didático para Unidade Curricular Incubadora de Projetos Sociais a partir dos conhecimentos das Ciências Sociais é o título do trabalho de conclusão de curso defendido por Délvia Cristine Araújo dos Santos no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional na Fundação Joaquim Nabuco. Contou com orientação da Profa. Viviane Toraci e com apoio do multiHlab para diagramação.


O trabalho tem como objetivo apresentar um guia didático para docentes das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza para a execução da unidade curricular Incubadoras de Projetos Sociais do Currículo de Pernambuco no Novo Ensino Médio, integrante de Itinerários Formativos e prevista para os terceiros anos.


Como estratégia de fruição dos conhecimentos da Sociologia, o material didático se alicerçou na interdisciplinaridade e nos conhecimentos socioantropológicos. O guia foi desenvolvido em forma de documento para acesso digital, se categorizando como um Recurso Educacional Aberto. Em sua estruturação, estão nomeadas cinco etapas temáticas: Capitalismo e Ecossistemas de Inovação, Olhando bem, O Bem Viver, Incubadoras de Projetos Sociais e Nosso Projeto Social. Cada etapa disponibiliza textos, vídeos, atividades em grupo para a turma, pesquisas de campo e uso de tecnologia e composição de um produto audiovisual, o que leva o professor a reflexões sociológicas e antropológicas em um desenho teórico que ajudará também o estudante no desenvolvimento de uma visão crítica sobre as questões sociais, no uso da pesquisa como princípio pedagógico e no reconhecimento de outras perspectivas e modos de vida por meio de conceitos e métodos da sociologia e da antropologia.



O trabalho pretende inspirar novas práticas pedagógicas com perspectivas decoloniais, trazendo para discussão a cosmovisão do Bem-Viver, em conjunto com metodologias das Ciências Sociais, como a pesquisa etnográfica e o desenvolvimento da imaginação sociológica, para estimular perspectivas de futuro alternativas aquelas propostas pela razão neoliberal.

O relatório completo do trabalho de conclusão de curso de Délvia dos Santos está disponível na sessão materiais.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page