top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

O ensino de Sociologia e a pesquisa científica

Atualizado: 22 de mai. de 2023



Dissertação defendida pela bolsista multiHlab Jéssika Wanessa dos Santos Miranda no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional na Fundação Joaquim Nabuco em 20 de novembro de 2020.


O trabalho apresenta um estudo de caso da experiência pedagógica do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC/EM) da Fundação Joaquim Nabuco, desenvolvido no período de junho de 2018 a julho de 2019, em Recife/PE. Intitulado projeto PIBIC/EM Fundaj, tem o objetivo de desenvolver o letramento sociológico a partir da investigação científica abordando temas da sociologia com alunos do segundo ano do ensino médio.


Este estudo descreve a experiência do projeto com o uso da pesquisa científica, atentando para apresentar e refletir sobre os sentidos pedagógicos e metodologias do ensino de sociologia na educação básica, os quais estão estreitamente ligados à sua intermitência no currículo. Busca-se, portanto, refletir sobre a prática da pesquisa como princípio pedagógico e a sua atualidade mesmo após a recente reestruturação curricular articulada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) aprovadas em 2018.


Para realização desta dissertação utilizamos como metodologia de pesquisa a observação participante no mesmo período de realização do projeto, apoiada na pesquisa bibliográfica e documental, criação e alimentação de portfólio digital (blog) e a realização de entrevistas com os seis bolsistas alunos do ensino médio que participaram do projeto. Nesse sentido, apresentamos como proposta didático-metodológica, a análise do projeto PIBIC/EM Fundaj como uma prática pedagógica que demonstra possibilidade de aplicação da investigação científica no ensino de sociologia na educação básica.


Ademais, como resultado desta experiência evidenciamos que o projeto alcançou seu objetivo de desenvolver nos bolsistas o olhar observador para estimular o estranhamento e desnaturalização dos fenômenos sociais. No contexto de intermitência do ensino de sociologia no currículo da educação básica esta dissertação contribui com elementos para substanciar os sentidos pedagógicos da disciplina escolar, na mesma medida, apresenta elementos de apoio para a sua manutenção.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page