top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Sociolab Fundaj 2022/2023 - Juventudes, participação política e eleições

Atualizado: 22 de mai. de 2023

Juventudes, participação política e eleições é o tema da sexta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco.


Preocupados com o cenário de mobilizações políticas provocadas pelas eleições de outubro de 2022, o tema traz a busca pela compreensão sobre qual o papel da juventude em uma participação política ativa.


Quais aspirações e influências são relevantes na relação entre as juventudes e as disputas políticas? Nessa direção, a pesquisa objetiva analisar como os jovens entendem o que é política e como se deu a sua participação e engajamento durante a última eleição.


A fase quantitativa da pesquisa com aplicação de questionário eletrônico junto aos estudantes da instituição de ensino em que os bolsistas PIBIC-EM estudam, a Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, utilizou como instrumento o mesmo questionário desenvolvido em 2018 pela equipe da segunda edição do PIBIC/EM. As atividades semanais com os orientadores permitiram a compreensão dos processos metodológicos integrantes de uma pesquisa científica.




A análise dos dados permitiu ampliar as discussões sobre quais eram os posicionamentos e inclinações políticas pretendidas por seus colegas, compreendendo sua participação desde possuir ou não o título de eleitor a vínculos com organizações ou associações e atuações políticas como campanhas de internet, manifestações e outras movimentações. Também foram incluídas questões referentes ao grau de interesse do jovem em assuntos como ética e moral, religião, sexualidade, educação, racismo, bullying, meio ambiente, cidadania e direitos humanos.


A parceria do multiHlab com o Sociolab Fundaj continua nesta sexta edição. Estamos trabalhando com os bolsistas na presença web da equipe 2022/2023. Já realizamos duas oficinas de produção hipermídia com uso da plataforma Wix, abordando como construir um site, estruturar uma identidade visual, incluir o menu de navegação e configurar as páginas, redação e disponibilização de conteúdos em texto, áudio, vídeo e imagem.


O trabalho de pesquisa continua e agora queremos ampliar o debate acerca da participação política dos jovens estudantes mediante a implementação e agora suspensão da Reforma do ensino médio no Brasil. Os bolsistas estão preocupados em ouvir os anseios e desejos de seus colegas que estão e serão impactados por decisões tão relevantes à educação. Para isso, em breve realizarão uma roda de conversa dentro da escola, convidando os estudantes a se mobilizarem na escuta e na participação ativa para debater os impactos e consequências desse cenário em que estão inseridos.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page