top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Tecnologias digitais de imersão para o ensino de Sociologia

Atualizado: 22 de mai. de 2023



A participação da bolsista multiHlab Rosilene Pereira da Silva no projeto Personagens que habitam a sala de aula lhe trouxe inspiração para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional na Fundação Joaquim Nabuco. Ela defendeu em 30 de novembro de 2021 a proposta de guia didático “Tecnologias digitais de imersão para o ensino de Sociologia”.


O trabalho tem como objetivo mostrar que é possível utilizar tecnologias imersivas em atividades no Ensino de Sociologia a partir da aquisição de equipamentos de baixo custo, utilizando materiais e aplicativos disponíveis de forma gratuita em plataformas da internet.


Ao inserir um recurso tecnológico novo no ambiente escolar não propomos uma situação de “deslumbramento”, mas o uso consciente, permeado de intencionalidades, por professores dispostos a dialogar com a Cultura Digital em benefício da educação. Com foco na formação de professores da educação básica, o trabalho se estende à produção do material didático “Tecnologias Digitais de Imersão no Ensino de Sociologia”, apresentando as possibilidades do uso da realidade virtual na sala de aula de modo a estimular a participação e interação dos jovens na análise dos fenômenos sociais a partir dos conhecimentos sociológicos. Para isso, exploramos estudos atuais sobre a Juventude, Sociabilidade e Tecnologias digitais na escola, sobretudo conceitos das tecnologias de imersão com foco na Realidade Virtual.


De modo a compreender as diferenças entre as modalidades de imersão: Realidade Aumentada e Realidade Virtual, com foco na segunda como estratégia pedagógica para o ensino de sociologia. Para este estudo utilizamos como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico de discussões acerca do tema, vinculado a pesquisa exploratória com a metodologia do protótipo "Personagens que habitam a sala de aula" para levantamento de dados e produção do material proposto.


Apresentamos a descrição da produção e testagem do material didático, quando foi realizada pesquisa quantitativa com aplicação de questionário com professores de sociologia da rede pública e privada. No contexto das tecnologias de imersão com o uso da realidade virtual, neste trabalho propomos inspirar professores dispostos a conhecer, agregar e adequar o uso de linguagens e artefatos tecnológicos aos novos tempos escolares, abrindo outros espaços para a presença da Sociologia na educação básica.


O texto completo da dissertação está disponível em: Portal eduCapes: Tecnologias digitais de imersão para o ensino de sociologia


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page