imageH
- MultiLab fjn
- 17 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Em um mundo onde as imagens em meio digital estão cada vez mais presentes, surge a necessidade de produzir conhecimento com e sobre o campo do visual e não apenas aprender como utilizá-lo tecnologicamente.
O protótipo imageH configura-se como um projeto de extensão integrado ao multiHlab, cujo escopo é o desenvolvimento de uma ferramenta digital dedicada a aproximar o público docente escolar, em especial da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, das pesquisas desenvolvidas nos últimos anos no campo da Cultura Visual.
O material tem como público-alvo professores da educação básica, propondo reflexões a partir da cultura visual capazes de estimular práticas pedagógicas reflexivas. Seus conteúdos alcançam também estudantes das licenciaturas e pesquisadores. A proposta de aprendizagem do imageH está inserida no contexto da curadoria, indicando repositórios e ocupando o ambiente virtual com o propósito de colocar conteúdos imagéticos para além da mera posição de ilustração, contextualizando reflexões que possibilitem o questionamento a partir da cultura visual para estudantes e professores.
O modelo de interação escolhido consistiu na elaboração de um ambiente online construído e alimentado por meio de um processo colaborativo entre pesquisadores Fundaj, mestrandos ProfSocio, bolsistas multiHlab e estudantes da licenciatura em Ciências Sociais da UFPE. Configura-se como um protótipo de material didático multimodal, o qual permitiu à equipe testar linguagens e oferecer conteúdos originais de forma a contribuir para uma melhor compreensão das potencialidades do uso de imagens (estáticas e em movimento) no ensino de Humanidades na escola.
O projeto tem como público-alvo professores do campo das Humanidades na educação básica, propondo reflexões a partir da cultura visual capazes de estimular práticas pedagógicas reflexivas. Seus conteúdos alcançam também estudantes das licenciaturas e pesquisadores do campo educacional.
De modo articulado, o site também apresenta um espaço de experimentação e divulgação de exposições virtuais. Nesse sentido, a partir de estudos voltados à comunicação em redes sociais e mídias digitais integradas ao ensino de Humanidades (Sociologia, História, Geografia e Filosofia), busca-se divulgar pesquisas científicas referentes ao campo da imagem e seus usos no intuito de traduzi-las e transpô-las em um ambiente virtual interativo no qual essas discussões e resultados possam ser incorporados às práticas escolares.
Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto imageH? Acesse o site: https://imagehmultihlab.wixsite.com/humanidades
Equipe
Pesquisadores: Viviane Toraci, Cibele Barbosa, Cristiano Borba.
Bolsistas Facepe: Mariana Gomes, Guilherme Falcão, Jéssika Miranda, Matheus Bandeira, Rosilene Silva, Marcela Aquino, Emmanuel Damásio.
Estagiária: Gabriela Soares
Colaboradores: Igor Ruann, Gabriel Peters, Rita de Cássia Araújo, Mércia Passos, Aline Oliveira, Cristiane Arruda, Bruno Pinangé, Ellen Cristina.
Metodologia
O princípio metodológico central à iniciativa é o da experimentação em nível de prototipagem com subsequente e imediato processo de acompanhamento e avaliação dos produtos como meio para um ciclo contínuo de feedback para o aprimoramento de técnicas, linguagens e formatos (ALESSIO et al, 2017).
Partindo da hipótese de que os professores utilizam imagens no ensino de Humanidades na escola de forma simplesmente figurativa, principalmente para composição de slides como material de apoio pedagógico, realizamos em 2021.2 um grupo focal com professores/cursistas ProfSocio/Fundaj com o objetivo de identificar seus principais usos das imagens em sala de aula e como se dá o processo de curadoria para seleção destes elementos visuais. A partir dos achados trazidos pelas falas dos professores no grupo, definimos as seções para composição do site imageH, tendo como meta tornar-se um espaço de referência e inspiração para docentes do campo das Humanidades na Educação Básica.












Comentários