top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

imageH

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Em um mundo onde as imagens em meio digital estão cada vez mais presentes, surge a necessidade de produzir conhecimento com e sobre o campo do visual e não apenas aprender como utilizá-lo tecnologicamente.


Como sabemos que informação não necessariamente implica conhecimento, a proposta do imageH é auxiliar os professores a melhor conhecerem as possibilidades de aplicação desse vasto universo imagético disponível de modo a promover reflexões críticas e seleção de conteúdo, tornando possível a formação de sujeitos e agentes pensantes e não apenas espectadores passivos.


O imageH propõe o desenvolvimento de um site experimental dedicado a aproximar os estudos da cultura visual da formação e prática de ensino dos professores da educação básica, pesquisadores e estudantes universitários. Sua primeira versão foi lançada em julho de 2021 e agora está disponível online sua segunda versão. A ação é coordenada pela professora Dra. Cibele Barbosa em parceria com a coordenadora do multiHlab, Dra. Viviane Toraci.


O site é composto por produções textuais no campo das Humanidades Digitais, imagens e cultura visual e são apresentadas em formato de blog e compartilhadas nas redes sociais do projeto. O site contém um espaço para resenhas indicando a professores e estudantes das licenciaturas conteúdos audiovisuais que podem ser debatidos em sala de aula. Outra seção traz exposições virtuais, que contemplam fotografias inéditas e outros registros subjetivos.





O projeto tem como público-alvo professores do campo das Humanidades na educação básica, propondo reflexões a partir da cultura visual capazes de estimular práticas pedagógicas reflexivas. Seus conteúdos alcançam também estudantes das licenciaturas e pesquisadores do campo educacional.


A proposta de aprendizagem do imageH está inserida no contexto da curadoria, indicando repositórios e ocupando o ambiente virtual com o propósito de colocar conteúdos imagéticos para além da mera posição de ilustração, contextualizando reflexões que possibilitem o questionamento a partir da cultura visual para estudantes e professores.


Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto imageH? Acesse o site: https://imagehmultihlab.wixsite.com/humanidades

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page