top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Exposição virtual O sinal está entre nós

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Em 08 de março lançamos a exposição virtual O sinal está entre nós no site do imageH. Ela traz representações visuais de termos popularizados pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. As imagens querem representar as relações entre nossos corpos e os sinais emitidos pelo complexo de máquinas e linguagens computacionais, esses atravessamentos que conformam novas sociabilidades. Sinais que nos rodeiam, que estão entre nós e nos afetam. Significações, relações, imaginários.


As imagens desta exposição foram produzidas utilizando a técnica de light painting, quando em um ambiente escuro é possível desenhar imagens pelo movimento de uma fonte de luz as quais são captadas por uma câmera com o obturador aberto durante oito segundos. A exposição teve criação, trilha sonora, produção e projeto expositivo da equipe multiHlab: Emmanuel Damásio, Marcela Aquino, Mariana Gomes, Matheus Bandeira, Rosilene Silva e Viviane Toraci.





A partir de seu lançamento, a experiência contou com vários desdobramentos e muitos aprendizados. Esta foi a primeira exposição totalmente criada pela equipe, exigindo além do tempo de criação de imagens e textos, pensar o formato expositivo no ambiente online, agregando sonorização e elementos gráficos, explorando assim novas formas de organizar a informação e transmitir nossa mensagem.


O trabalho incluiu também pensar a extensão da exposição para as redes sociais, levando para o Instagram e o Facebook novos conteúdos, entre fotos e textos inéditos e a associação entre os termos que intitulam as fotografias e os conteúdos originais gerados por Inteligência Artificial (Chat GPT).


Como conteúdo do site imageH, a exposição tem também como objetivo oferecer material para uso pelos professores de Humanidades na sala de aula. Para inspirar possíveis aplicações na escola, Viviane Toraci escreveu o artigo “Você também sente que o sinal está entre nós?”. Publicado na seção Textos do site, sugere que instigados pelas reflexões provocadas pela exposição, professores e estudantes poderão desenvolver pesquisas sobre as relações entre nossos corpos e os sinais emitidos pelo complexo de máquinas e linguagens computacionais.

A equipe do multiHlab levou para o III Congresso em Humanidades Digitais, realizado de 16 a 20 de abril de 2023, a exposição na forma de intervenção artística. A montagem incluiu um tapete produzido com banners reciclados e fita crepe simulando os circuitos eletrônicos, no qual os visitantes poderiam sentar-se para, integrados ao circuito, visitarem a exposição virtual com uso de tablets. No local, gravamos com os participantes vídeos sobre sua experiência com a obra, que foram publicados nas nossas redes sociais. Arte, Tecnologia e Educação. Essa composição ainda pode render muitas ideias!







92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page