top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

IP em: Sociedade do Controle




O multiHlab realiza Projetos Coletivos em Humanidades a partir dos princípios das Humanidades Digitais para o desenvolvimento do Multiletramento e do Pensamento Crítico. Com isso em mente, começamos uma nova experiência com o objetivo de refletir sobre as condições de sociabilidade das Juventudes mediante a forte presença das Tecnologias Digitais. Desta vez, a linguagem utilizada é a dos quadrinhos.


Serão várias aventuras do nosso personagem: IP. Na rede mundial de computadores cada dispositivo é identificado por um número, entendido pelos servidores web como um endereço para o qual devem enviar as informações solicitadas. Trata-se da identificação da máquina pelo “protocolo da internet” (em inglês, Internet Protocol). Assim, é formada uma rede de comunicação entre máquinas, que se reconhecem e conversam. Nas redes, não somos reconhecidos como pessoas, mas como máquinas que solicitam e enviam dados, como um IP. Nas redes somos todos IP.


Em sua primeira aventura, IP se vê atado pelas condições de existência na Sociedade do Controle. Acredita estar no comando de suas ações e escolhas na rede, mas a medida que mergulha nas profundezas das tecnologias vai percebendo os limites da sua condição de usuário. A criação da história em quadrinhos utilizou um celular para fotografar as cenas que depois receberam a aplicação de filtro no aplicativo gratuito Comica.


A primeira etapa do projeto foi produzir as imagens, constituindo uma narrativa compartilhada pela equipe. Mas qual seria a interpretação dos jovens ? Quais histórias eles contariam a partir destas imagens? Nossa primeira experiência aconteceu durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em ação promovida pelo multiHlab no hall do Museus do Homem do Nordeste no dia 10 de novembro.



Convidamos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Nilo Pereira para pensar com a gente essa narrativa. A partir de suas escritas, incluímos aqui nos quadrinhos alguns textos que dão forma a essa produção colaborativa.


Nossa primeira história foi publicada no Instagram do multiHlab. E já estamos pensando novos temas e conceitos para inspirar as peripécias de IP e as Tecnologias Digitais. Aguardem!





32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page