top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Sociolab Fundaj 2018/2019 - Juventude e Participação Política

Atualizado: 22 de mai. de 2023



O tema trabalhado pela equipe do PIBIC-EM 2018/2019 foi “Juventude e participação politica”. O problema norteador para escolha do tema foram as ocupações nas escolas secundaristas que aconteceram no Brasil em 2016 com forte participação dos alunos das redes públicas. Em Recife, a EREM Profº Cândido Duarte foi referência pela forte participação dos alunos no movimento. O tema ganhou ainda maior relevância por se tratar de ano eleitoral, período marcado pela ampla circulação de informação e desinformação com uso das redes sociais, suscitando problemas atuais vivenciados pelos bolsistas e que exigiam uma reflexão crítica.


A pesquisa foi composta por aplicação de questionário junto aos estudantes da escola abordando temas como porte de arma de fogo, aborto, direito a casamento de pessoas do mesmo sexo, tortura - todos integrantes dos debates políticos nas eleições presidenciais de 2018.


A segunda fase da pesquisa incluiu a realização de entrevistas gravadas em vídeo com alunos, egressos, professores e gestor da Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Cândido Duarte, primeira escola a iniciar em Pernambuco o movimento de Ocupação em 2016 e a última a ser desocupada. Os orientadores e bolsistas queriam registrar essa memória e também refletir sobre como a história é contada, pois muito se falava dentro da escola sobre o período da ocupação, mas não se tinha acesso às várias versões das pessoas que realmente vivenciaram o acontecimento.


Em conjunto com a equipe multiHlab, as entrevistas gravadas geraram o mini-documentário #OCUPECANDIDODUARTE, que está disponível no canal multiHlab no YouTube. O trabalho contou com o apoio do multiHlab para roteirização, produção e pós-produção. A partir dessa experiência, foi possível abordar com os bolsistas temas como relações de poder, análise do discurso e técnicas de roteirização e decupagem para produção audiovisual.


Essa experiência foi registrada e analisada na dissertação defendida no ProfSocio/Fundaj pela bolsista multiHlab Jéssika Wanessa dos Santos Miranda intitulada “O ensino de Sociologia e a pesquisa científica: um estudo de caso da experiência do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC/EM) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)”. Seu trabalho configura uma metarreflexão sobre o projeto, auxiliando outros pesquisadores e professores a refletirem sobre a pesquisa como princípio pedagógico na escola.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page