Essa foi a terceira edição do projeto SocioLab (2019-2020) e teve como tema central Juventude e Diversidade, indicado pelos próprios bolsistas. As discussões sobre diversidade geraram quatro subtemas que foram trabalhados em um ciclo de seminários: diversidade religiosa, sexual, racial e de gênero.
Para debater cada um desses subtemas, quatro pesquisadoras das respectivas áreas foram convidadas para dialogar com os jovens. Para debater o tema Raça e Juventude, a palestrante convidada foi Denise Maria Botelho; no segundo debate, a convidada foi a palestrante Nádia Patrizia Novena, que falou sobre Sexualidade; o terceiro encontro foi com a pesquisadora Rosalira dos Santos sobre diversidade religiosa e intolerância e; fechando o ciclo de seminários, tivemos a convidada Cristina Buarque abordando questões de gênero. Além dos pesquisadores e bolsistas, os seminários foram abertos aos estudantes da EREM Prof. Cândido Duarte.
Os seminários proporcionaram a ampliação dos conhecimentos dos bolsistas a partir das discussões trazidas pelas Ciências Sociais, permitindo a construção do instrumento da pesquisa quantitativa. Com a ajuda da equipe do multiHlab, foram aplicados com uso de tablets questionários eletrônicos (Google Forms) aos estudantes e aos seus responsáveis tendo como objetivo identificar possíveis diferenças na compreensão geracional. Após a coleta de dados nos deparamos com a chegada da pandemia de Covid-19 e a equipe do projeto teve que se adaptar ao trabalho remoto, incluindo a realização da etapa qualitativa da pesquisa, análise dos dados do questionário e elaboração do relatório.
Na finalização dessa edição, foi organizado um ciclo de seminários internos, em que foram convidadas as mesmas pesquisadoras que haviam participado inicialmente, mas dessa vez para comentar e auxiliar na interpretação dos dados obtidos pela aplicação dos questionários.
Você confere todas as atividades realizadas pela terceira edição do Sociolab Fundaj no site
Commentaires