top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Sociolab Fundaj 2020/2021 - Desigualdades sociais e o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 -

Atualizado: 22 de mai. de 2023



No contexto da Pandemia de Covid-19 aconteceu a quarta edição do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio CNPq/Fundaj com a participação de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte (Recife).


O projeto “Desigualdades Sociais em Tempo de Pandemia” foi composto por dois momentos. O primeiro aplicou a técnica de diários, em que cada bolsista registrou suas vivências no contexto da pandemia. A leitura dos diários permitiu reunir as narrativas em 14 temas, falando sobre a rotina de isolamento, a relação com os amigos, as impressões sobre o ensino remoto, entre outros. Os textos estão disponíveis no site da edição. Bolsistas e orientadores também gravaram depoimentos em áudio, falando sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia".


Essa edição, devido à necessidade do trabalho remoto, exigiu da equipe multiHlab grande dedicação à construção e alimentação do site, pois concentrou esforços dos bolsistas interessados em aprender mais sobre o uso da linguagem hipertextual. A interface principal do site conta com ilustrações produzidas pelos estudantes, temos seus textos narrativos e suas vozes. As presenças precisaram ser virtualizadas, mas as percebemos fortes no conteúdo produzido.


O segundo momento contou com a aplicação de questionário eletrônico junto a todos os estudantes da escola, trazendo o tema “Pandemia e Educação: a visão dos estudantes", que foi organizado a partir de 6 temáticas. O objetivo da pesquisa foi analisar como os estudantes de uma escola pública de ensino médio compreendem esse momento que aprofunda as desigualdades sociais e os impactos causados pela crise sanitária em suas vidas.


Todo o processo do projeto foi realizado de forma remota, com encontros semanais, e os alunos junto com os orientadores puderam desenvolver de forma coletiva as atividades planejadas para essa edição. Dentre elas, ocorreram oficinas sobre como construir narrativas das vivências durante esse período pandêmico, ministrada pelo pesquisador/orientador Pedro Silveira; uso das plataformas Wix e Canva, que foram utilizados na construção coletiva do blog; oficinas sobre métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo, ministrada pela pesquisadora/orientadora Darcilene Gomes; elaboração e aplicação do questionário; e por fim, a análise dos dados coletados.



Após análise dos dados, a equipe construiu em conjunto com o multiHlab um roteiro e produzimos um vídeo apresentando os resultados. Para encerramento das atividades, foi realizada live destinada à comunidade escolar no dia 1 de Setembro de 2021, transmitida ao vivo pelo Canal multiHlab, no YouTube.


Participaram desta live os orientadores do PIBIC-EM, apresentando as duas fases do projeto e seus processos de pesquisa. A convidada Jeane Lima, vice-gestora da EREM Prof. Cândido Duarte, destacou a importância da relação da comunidade escolar com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e em como essa parceria tem gerado frutos. Logo em seguida, os bolsistas se apresentaram e relataram suas experiências ao longo da construção da pesquisa científica e na produção de seus resultados.


Enfim estávamos avançando na vacinação contra Covid-19 no Brasil e já era possível trabalhar com a perspectiva do retorno às atividades presenciais. Ainda permaneceríamos usando máscaras e isto aparecerá em nossos vídeos e fotos por um tempo. É algo que marca esse momento do multiHlab.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page