top of page

Trajetórias de Jovens Estudantes: uma experiência imersiva em 360°

  • Foto do escritor: MultiLab fjn
    MultiLab fjn
  • 6 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

A experiência Trajetórias de Jovens Estudantes nasceu do desejo de explorar novas formas de narrar histórias reais por meio de tecnologias imersivas. A proposta foi acompanhar o cotidiano de três jovens mulheres em diferentes momentos de suas jornadas acadêmicas e profissionais, revelando as pluralidades de caminhos possíveis após o ensino médio. A narrativa busca refletir sobre escolhas, descobertas e desafios enfrentados nesse processo de construção de carreira, aproximando o público das vivências de cada participante através da imersão proporcionada pela realidade virtual.


O projeto contou com a participação de três protagonistas:

  • Isabella, Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Cinema e Audiovisual na UFPE.

  • Isadora, Designer e também graduanda em Cinema e Audiovisual na UFPE.

  • Débora, Técnica do multiHlab, recém-formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e graduanda em Marketing.


Cada uma delas passou uma semana com uma câmera 360°, registrando fragmentos de suas rotinas, entre estudos, trabalhos e momentos pessoais. Em seguida, gravaram as narrações em off, nas quais compartilham reflexões sobre seus percursos e perspectivas de futuro. O processo de edição transformou esses materiais em vídeos imersivos que podem ser assistidos por meio de óculos de realidade virtual, permitindo ao público “entrar” nos ambientes e vivenciar um pouco do cotidiano de cada jovem.


Os três vídeos imersivos estão disponíveis no Canal multiHlab no YouTube. Em telas (computador, tablet ou celular), a interatividade acontece girando a imagem com uso do mouse ou movimentando o aparelho móvel em diferentes direções.


Assista aos vídeos em:



Apresentações em eventos


A experiência Trajetórias de Jovens Estudantes foi apresentada pela primeira vez durante a XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada entre os dias 3 e 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante o evento, o público teve a oportunidade de experimentar a imersão em realidade virtual, conhecendo as histórias das participantes e refletindo sobre os diferentes caminhos que a juventude pode seguir após o ensino médio.



Na semana seguinte, a experiência foi compartilhada na Arena de Inovação, integrando a programação do Rec’n’Play 2025, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, com o tema “O futuro feito por gente”. A participação no festival reforçou o potencial das tecnologias imersivas para registrar e compartilhar histórias reais, mostrando que o uso do vídeo em 360° vai muito além dos jogos e produções ficcionais, podendo ser uma poderosa ferramenta de pesquisa, memória e expressão social.



 
 
 

Comentários


logo facepe.png
logo verde-01 (1).png
Marca_Fundaj.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page