top of page
  • Foto do escritorMultiLab fjn

Pergunta ao Prof

Atualizado: 22 de mai. de 2023



Após um ano de pandemia e trabalho remoto, 2021 começou ainda sem sabermos quando as vacinas para coronavírus estariam disponíveis. Nosso trabalho continuava remoto, mas já tínhamos aprendido a trabalhar coletivamente mesmo que à distância. A ideia do “Pergunta ao Prof” surge da percepção que os estudantes estavam com dificuldades em encontrar materiais de referência na internet para tirar suas dúvidas de Sociologia.


Na escola, quando presencialmente, a gente “pergunta ao professor”, mas durante a pandemia, muitos estavam recorrendo ao YouTube. Como alternativa, o multiHlab quis explicar alguns conceitos sociológicos utilizando uma linguagem próxima dos jovens do ensino médio.



O primeiro vídeo apresentou o conceito de Identidade a partir dos conhecimentos das Ciências Sociais. Colaborou para criação do roteiro o pesquisador da Fundaj e professor do ProfSocio Alexandre Zarias. Para o segundo vídeo, com o tema Cultura, contamos com a colaboração do Prof. Henrique Neto, integrante do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina). Da aproximação com o LENPES ampliamos a equipe, criando um novo objetivo para o projeto.



Assim, em parceria entre multiHlab, Lenpes (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina - UEL), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL, desenvolvemos um projeto de extensão com o objetivo de documentar e compartilhar uma experiência de desenvolvimento coletivo de metodologia de ensino-aprendizagem utilizando a produção audiovisual como estratégia pedagógica para o ensino de Sociologia no ensino médio. O projeto aconteceu de fevereiro de 2021 a abril de 2022, ou seja, durante a exigência de isolamento social devido a pandemia de Covid-19. A parte boa foi termos percebido a potencialidade do trabalho com grupos fora do Recife, abrindo caminho para novos projetos.


A primeira atividade em conjunto foi a oferta de uma edição exclusiva do curso multiHexperiências para toda a equipe da UEL. Composto por seis encontros, dialogamos sobre as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação e apresentamos as experiências e tecnologias utilizadas pelo multiHlab: Sociolab Fundaj, Teatro como Método, Oficinas de produção audiovisual, Engajamento e produção de conteúdo para redes sociais, Gamificação - O Retorno de Cân. Durante o curso, realizamos exercícios práticos com uso das plataformas Canva, Wix, Anchor e técnicas de roteirização e criação de storyboard.


Após o curso, a equipe decidiu documentar toda a trajetória do projeto criando um site na plataforma Wix incluindo a funcionalidade blog. Foram registradas todas as ações desenvolvidas, compondo um diário de campo virtual e coletivo, pois cada participante ficou responsável em escrever o post da semana. O blog se tornou uma ferramenta de reflexão na ação, pois enquanto se registrava o que estava acontecendo os envolvidos passaram por uma reflexão para construção dos textos. Nesse processo de documentar a ação, o blog também permite posteriormente uma reflexão sobre a ação, em um espaço temporal distanciado da sua própria realização. A partir de seus posts, refletimos sobre o processo vivenciado resultando na construção de um Guia Didático.


No decorrer do projeto experienciamos a criação coletiva de roteiro e produção de vídeos de divulgação científica como método para discutir os conceitos de “Identidade”, “Política” e “Cultura”, a partir das contribuições teóricas das Ciências Sociais. Essa experiência gerou como produto os três vídeos que foram disponibilizados (a partir do dia 16 de agosto de 2021) no Canal multiHlab no Youtube e no IGTV.




Após finalizarmos a produção e disponibilização do vídeo Política, que contou com a participação desta equipe ampliada, os licenciandos desenvolveram planos de aula pensando a transposição didática da experiência para o ensino médio. Esta sequência didática também compõe o Guia Didático.



Essa experiência deu tão certo que em 2023 iniciamos um novo projeto em parceria com as equipes do PIBID e Residência Pedagógica da UEL e agora também da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em janeiro ofertamos a terceira edição do curso multiHexperiências, atualizando alguns temas de acordo com as novidades do multiHlab, e iremos desenvolver um novo protótipo com as equipes de acordo com suas possibilidades nas escolas e as tecnologias de interesse.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page